quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Carnaval e Transfobia: Porque Eu Odeio o "Bloco das Piranhas"

"sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015
Brincadeira de Mau Gosto
Vem chegando o carnaval, e eu particularmente adoro!
três dias de folga, varios dias de festa nessa cidade que quase nunca tem nada, e a predominancia nos shows de um estilo musical que eu AMO: Axé!
Porém tudo tem seu lado ruim, e com o carnaval não é diferente! Não vou falar aqui sobre pessoas dirigindo bebadas, sobre beijos forçados, sobre brigas... isso acontece em qualquer festa!
be0697_a98321e59ee7409da9b68451388b159aQuero mais uma vez chamar atenção pra um ato coletivo transfóbico, machista e misógino, que é disfarçado de "brincadeira", "zoação"...
O famoso "Bloco das Piranhas", que acontece em vários lugares do Brasil em diferentes dias do Carnaval, mas que aqui na minha cidade acontece logo no primeiro dia, na sexta-feira. Neste dia eu nem sequer saio de casa! eu odeio essa palhaçada, sério, odeio mesmo!
E o que mais me decepciona é que além dos homens cis héteros, que neste dia se vestem de "mulher" e são machistas, homofóbicos, misóginos e transfóbicos no resto do ano todinho, vejo também vários amigos meus que são homens cis gays(que deveriam apoiar/defender outres LGBT) e saem juntos nisto, aproveitando inclusive a data para realizar uma especie de fetiche ou sonho sem ter suas sexualidades questionadas(sim, porque para a sociedade em geral, gênero e orientação sexual são a mesmissima coisa... #ignorantes)... aliás, muitos são os "cis héteros" que se sentem completamente realizados dentro de um vestido e em cima de um salto alto mas não tem coragem de assumir isso e se aproveitam dessa suposta "brincadeira" pra realizar tal desejo...
Mas voltando ao tema central da minha postagem, você já parou pra pensar no que realmente está fazendo quando "se veste de mulher" e sai nesse tipo de bloco?
Você está perpetuando um estereótipo de que a mulher é um ser sensual e provocador. que sai nas ruas com roupas curtas só para mecher com os homens;(Machista e Misógino)
Você está dizendo que uma Travesti ou Mulher Transexual não é uma mulher de verdade, que ela é "um homem vestido de mulher", e que ela é uma caricatura da "mulher real", uma versão ridícula e exagerada dela.(Transfóbico)
Está rindo, zombando, de uma figura que é que oprimida, ridicularizada, humilhada, excluida, agredida, assassinada simplesmente por existir e ser quem é... e não, esse tipo de brincadeirinha é de muito mau gosto e NÃO TEM GRAÇA NENHUMA!!!
#BlocoDasPiranhasÉTransfobia

Nenhum comentário:

Postar um comentário